Trekking na Chapada Diamantina: Uau!!!

Pra você não ficar apenas lendo clichês do tipo “um dos mais belos panoramas do mundo“…vamos fazer assim, eu vou mostrar apenas fotos que fazem parte do roteiro proposto. Senão você vai achar que indo pro Vale do Pati você vai também ter acesso à Lagoa Azul (que fica mais ao noroeste da Chapada, no municipio de Iraquara, coisa de 13 horas de caminhada partindo de Lençois. E o Vale do Pati fica ao sul de Lençois, iniciando em Guiné rumo a Andarai (a cidade). Confira no mapa:
Esse é um mapa das trilhas  guiadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina (crédito para a Tatu na Trilha Ecoturismo)

O roteiro a seguir (de 5 dias)* contempla a trilha Vale do Pati, iniciando em Guiné e que alcança no Mirante os 1900 metros de altitude. Os trechos Leçóis-Guiné e Andaraí-Lençóis (trechos ANTES e DEPOIS do trekking) são realizados com os veículos contratados. Tudo o mais é puro trekking**, o que quer dizer que você terá uma mochila com suas mudas de roupas + lanches do dia + garrafa d’agua + protetor solar + o que você quiser. Seja criterioso pois! (não tem como ter carro de apoio durante o trekking, pelo menos até que os carros e motos voadoras sejam realidade rss)

*você precisa reservar pelo menos 7 dias para essa viagem pois você precisa estar em Lençóis um dia antes de iniciar o trekking e usa mais um dia no retorno.


**Quando falamos Puro Trekking é mais em relação às paisagens e panoramas fabulosos. Quanto ao ritmo e nivel de dificuldade, é um roteiro para turistas bem dispostos e não para atletas experimentados e habituados ao trekking de desafio. Então, se você está habituado a caminhadas, pedala ou pega onda com frequência, fique tranquilo: você vai se sair bem!

(de Melhores Destinos)



Roteiro Exclusivo*** Guiado pelo Vale do Pati (iniciando em Guiné e concluindo em Andaraí)

*** exclusivo porque não é dependente de formação de grupos. Pode ser realizado a partir de 2 pessoas.

Dia 1: Após café da manhã em Lençóis (serviço na sua pousada, não incluso no pacote), sairemos de carro na direção sudoeste (em relação a Lençóis), para a região mais central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Vilarejo do Guiné. A partir daí serão 5 dias de pura aventura, emoção e muita paisagem exuberante. No começo vamos entrar pelo Aleixo, passando pelo Mirante do Paty e Rio Funis, serão 10km total de caminhada até chegar à primeira casa dos nativos moradores da região. Iremos dormir na igrejinha, mas antes um bom jantar. (acumulado: 10km em 1 dia)

(Gabriela Vieira)

Dia 2: Depois de uma boa noite de sono e do delicioso cafe da manhã seguiremos para o Vale do Cachoeirão, uma trilha incrível e exuberante, algo realmente de tirar o fôlego. Final do dia retorno para dormir na cada da Dona Raquel. Total de caminhada 21km (acumulado: 31km em 2 dias)

(Jornal da Chapada)

Dia 3: Levantar cedo, tomar o bom café da manhã tradicional dos nativos e em seguida uma aventura emocionante : subir o Morro do Castelo, com vistas fabulosas de várias partes do Parque Nacional. Final do dia com descida da montanha e dormir na casa do Seu Jóia.
Serão total de 17km (acumulado: 48km em 3 dias)

(Jornal da Chapada)

Dia 4: Após café da manhã, começamos uma bela caminhada de 16km até o Poço das Árvores.
Retorno para casa do Seu Jóia. (acumulado: 64km em 4 dias)

(wikimedia)


Dia 5: Após café da manhã nos despedimos do Vale do Pati subindo pela Ladeira do Império até a cidade de Andaraí. Final do dia retorno para LENÇÓIS. (acumulado: ~80km em 5 dias)

(LPModos)


Preço:
Esse Trekking Exclusivo pode ser contratado para 2 ou mais pessoas por US$ 480 por pessoa (em junho 2022 equivalente a R$ 2400 por pessoa – valor de referência – pagamento em Reais com cartão de crédito ou outro método).

Serviço de qualidade e segurança que inclui :

  • Transfer entre Lençóis e Guiné e entre Andaraí e Lençóis
  • Guia especializado bilingue (port/inglês)
  • Alimentação nos passeios (jantar e lanches fornecidos pelas casas de dormida)
  • Dormida com banhos e café da manhã.

O que não está incluso:

  • Aéreo até Salvador (ida e volta)
  • Onibus de Salvador a Lençóis (ida e volta)
  • Hospedagem de 1 noite com café da manhã em Lençóis
  • Seguro de Viagem

Quando ir:

No nordeste o clima ao longo do ano – como todo mundo sabe – é dividido entre a estação seca (de setembro a fevereiro) e a estação das chuvas, meses restantes. (Mas o clima na Chapada é totalmente influenciado pelo Continente, o que quer dizer que não segue exatamente o que acontece no Litoral.) Quer ver as cachoeiras em toda sua exuberância…vá logo depois da época das chuvas. Já a estação seca propicia uma caminhada mais controlada, com terrenos mais firmes.

Como reservar

Entre em contato com a Andaraí Turismo (alcides@andaraiturismo.com.br) ou whats-app
11 9 51062428. Aqui vc pode contratar o Aéreo, Onibus Salvador-Lençóis-Salvador), a reserva na pousada em Lençois e claro, o principal: o trekking guiado (com guia, hospedagem e alimentação inclusos). Tudo coordenado para conciliar datas e horários entre todos os serviços.
Venha viver essa aventura!
Chapada Diamantina: Você vai amar andaraí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Andaraí Viagens e Turismo - SANTO ANDRÉ-SP CADASTUR 21330778000139 Imagine-se num lugar incrível: Você pode Andaraí email: alcides@andaraiturismo.com.br
%d blogueiros gostam disto: