
Se você está em São Paulo, há uma chance de você ver o Cometa Neowise a olho nú, mas será bem melhor se usar uma luneta para isso. Caso não tenha tempo pra vê-lo nesses dias, não se preocupe: daqui a 6765 anos ele estará de volta.
Enquanto nós prosseguimos com sérias limitações para nossas viagens, os Cometas prosseguem em suas jornadas através da galáxia e de quando em quando temos a visita daqueles que orbitam o nosso Sol. Descoberto em março deste ano (sim, 2020 não trouxe só a COVID-19), o NEOWISE foi avistado no hemisfério norte em condições muito boas de visibilidade:

Agora chegou a nossas vêz. Aqui no hemisfério SUL já pode ser avistado nas regiões NORTE e NORDESTE do Brasil desde ontem, dia 21. E de hoje dia 22 até o dia 26 acontecem duas coisas simultâneamente. A primeira é que será possível avistá-lo aqui em São Paulo. A segunda é que a cada dia ele está se distanciando de nós e do Sol, tornando o seu brilho mais e mais fraco.
A região do céu onde estará nesses dias será a NOROESTE e o melhor horário será assim que começar a escurecer.
Não tem idéia de onde é a direção NOROESTE? Normal: nós não precisamos saber dessas coisas pra viver não é mesmo…Mas tem um jeitos bem fáceis de você descobrir usando o seu celular. O mais óbvio é você instalar um aplicativo BÚSSOLA/COMPASS caso o seu cel seja compatível (alguns não habilitam essa funcionalidade por não terem o sensor específico). Outro modo até mais simples é usar o relógio analógico. Se você é como eu e aposentou o relógio de pulso, primeiro configure o relógio do celular para o modo Analógico (com os ponteiros). Em seguida, com o celular exibindo a tela na horizontal, oriente o eixo das 12-6 horas para o Sol. Você irá encontar a direção NOROESTE coincidindo com a mediana do ângulo formado pelo ponteiro das horas com a posição das 12 horas. Acompanhe as imagens: 1)

2



Se quiser um passo a passo comentado, vá aqui: http://profalexandregangorra.blogspot.com/2015/04/usando-um-relogio-como-bussola.html